2016 – 2018
Novas instalações da fábrica Efaflu e Umc em Beiriz
. As novas instalações respondem ao crescimento das empresas, optimizando layouts e reforçando a identidade corporativa do grupo num parque industrial que já se destacava pelo mural de Amoroso Lopes de 1962.
. O átrio afirma-se como elemento central e identitário pela escala e impressiva iluminação natural, mas também pelo pontuar de perspectivas sobre a envolvente agrícola e o aqueduto oitocentista – e pela integração de uma luminária de design único construída a partir de uma peça industrial.
. Os espaços de trabalho – open space, gabinetes individuais e salas de reunião – conjugam-se com a espacialidade e ambiente das naves industriais.
. Esta dualidade é reforçada pelas sequência espaciais entre os 8m de pé direito e os tectos a 3m, entre a ampla iluminação natural zenital e as perspectivas pontuais sobre os campos e aqueduto, entre a afirmação da estrutura metálica e das infra-estruturas eléctricas e a introdução de planos envidraçados ou opacos definidores da pequena escala.
. Materiais e peças de carácter industrial são reutilizadas valorizando texturas e imagens estéticas diferenciadoras do contexto industrial – a chapa perfurada introduz uma escala de textura delicada e o ventilador é transformado numa luminária com impacto artístico.