objectos com impacto estético na paisagem e nos espaços da arquitectura

No desenho, produção até à entrega de cada obra de arte ou artefacto – ao cliente, a quem habita ou à comunidade – procuramos uma transformação do lugar que intensifique a usufruição da realidade.
O que é que todos experimentámos, que é como ser transportado por aquilo que vemos e sentimos, num momento particular e, de alguma forma, sentir um sentido, um significado para além de qualquer explicação? Uma espécie de certeza para além dos limites das palavras. É algo real e concreto ou uma ilusão da imaginação? Um gozo da realidade….
Mag desenha e produz objectos que têm sempre um impacto estético e que materializam um significado através da aspiração do cliente, dos valores de um lugar específico e de materiais modelados por técnicas que experimentamos. Estes materiais, trabalhados numa procura de beleza e de experiência sensorial, tornam-se parte de uma forma intencionalmente desenhada que procura transcender a condição do lugar e dos materiais.

uma estratégia e um método para uma transformação e reapropriação da paisagem

MAG é um escritório radicado na arquitectura e no urbanismo que aspira a acções de produção e de transformação dos territórios criando lugares significativos e melhorando vivências para os seus habitantes.
Uma práctica ancorada na experiência de Manuel Marques de Aguiar (1927-2015 link site) para quem cada trabalho constituía um meio de transformação do ambiente construído. Como alcançar mudança a longo prazo é provavelmente o seu maior legado.
Em cada projecto, a equipa analisa as necessidades da comunidade, num esforço de rigor na identificação de questões funcionais, estéticas e aspirações culturais.
É desta forma que cada projecto territorial, enraizado em processos participativos, é uma oportunidade de envolvimento e compromisso com aqueles que já pertencem a um lugar particular, e sobretudo, permite soluções de place-making, concretizações que materializam um sentimento de pertença e recuperam a contemporaneidade do património.

reinventam a relação entre cada espaço e o cliente

Cada obra de Arquitectura começa com as aspirações do cliente e uma encomenda concreta.
A nossa experiência, como equipa MAG, só pode ser contada através das histórias específicas dos nossos clientes, dos habitantes, parceiros e peritos específicos.
A partilha da intencionalidade da acção – indivíduos com os seus próprios argumentos, sensibilidade e imaginação – converge numa proposta que procura concretizar as aspirações do cliente e, de alguma forma, desafiar com algo inesperado.
Experimentamos materiais e deixamos que o estímulo de diferentes experiências estéticas inspire a pesquisa inquirindo técnicos e peritos. Procuramos o que é único em cada lugar e o seu entendimento como um todo, espacialmente e culturalmente, numa dimensão holística.
MAG desenvolve cada ideia e cada execução através de um raciocínio estruturado na concretização técnica rigorosa, consistentemente orientado para a exploração das potencialidades estéticas da luz, das sensações e das vivências.