Território e Processos Participativos
Uma estratégia e um método para uma transformação e reapropriação da paisagem.
MAG é um escritório radicado na arquitectura e no urbanismo que aspira a acções de produção e de transformação do território que concretizem uma melhoria das vivências e uma apropriação dos lugares pelos seus habitantes.
Uma práctica ancorada na experiência de Manuel Marques de Aguiar (1927-2015) cujo maior legado é a integração da transformação em curso conduzindo os impactos imediatos e a longo prazo.
Em cada projecto, a equipa analisa as necessidades da comunidade, num esforço de rigor na identificação de questões funcionais, estéticas e das aspirações culturais.
Nos projectos territoriais MAG aplica uma práctica de condução da transformação com processos participativos e acções integradas de place-making que materializam um sentimento de pertença e recuperam a contemporaneidade do património.
Experimenta Paisagem
Experimenta Paisagem é um projecto de transformação territorial que tem como objectivo desenvolver uma identidade e um sentido de pertença da comunidade alargada do território através da criação de obras de arte contemporâneas, do envolvimento das comunidades e da valorização do património tangível e intangível.
Urbanismo
Projectos de urbanismo que concretizam o longo processo de Marques de Aguiar na condução da transformação urbana em Portugal. Casos paradigmáticos de recurso a diferentes instrumentos e mecanismos inovadores de planeamento, numa estratégia que privilegia de forma sistemática melhoria das vivências pedonais, a valorização de referências e do património existente e a requalificação e protecção das linhas de água.
Placemaking
Um método que conduz a transformação dos territórios com o envolvimento das pessoas através da sua qualificação e melhoramento, constituindo-se como factor de atracção a longo prazo com impacto imediato nas vivências e na apropriação dos lugares.